Postagens populares

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIA HISTÓRICO PARA O CHILE

           Depois de quase 70 dias soterrados, mineiro chilenos podem, em fim, ver a luz do sol. Está sendo preparado uma sonda que deverá puxa-los, um de cada vez, por um túnel escavado ao lado. O acidente aconteceu no dia cinco (5) de Agosto, quando uma barreira desprendeu-se fechando a passagem para fora da mina, que explora no Deserto do Atakama, ouro e cobre. Os mineiros estão soterrados há mais de 622 metros de profundidades. A partir de então, a comunicação entre eles e o mundo aqui fora ficou muito complicada. A empresa contratada para fazer a escavação do túnel de resgate trouxe um americano que estava a serviço no Afeganistão, para comandar as perfurações. Durante todos os dias, familiares estão fazendo vigília ao redor da mina para acompanhar todo desenrolar do resgate de seus parentes.
         Mais de mil reporteres, jornalista e a imprensa do mundo inteiro estão postas no local para dar todas as informações do resgate que já ficou na história do governo e do povo chileno. Um do mineiros soterrados tem mais de 60 anos. O mineiro mais novo tem 19 anos.

Marin Bernetti/12.10.2010/AFP

           Com você vê na foto acima, operários preparando a sonda que trará os mineiros  soterrados na mina de cobre e ouro. O primeiro mineiro a sair deverá ser Florêncio Ávalo de 31, o segundo deverá ser Mário Sepuvera. O terceiro será Carlos Mamani único mineiro que não é chileno, Mamani é boliviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário