Devo começar falando de como surgiu. Era um terreno para a construção de uma escola. O local onde hoje se encontra o prédio da Escola São José Operário, deveria ser construido a "Nova Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro"! O cordo feito entre os políticos e a Igreja Católica fez-se inverter os papéis. Hoje está-se para ser concluída um dos maiores e mais modernos prédios arquitetonico da região, O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!
Ao logo de sua história têm-se notado mudanças importantes nesta Igreja. O prédio que se localiza entre as ruas Oscar Paes e Mário Brabo tinha sua frente voltada para a rua Oscar Paes, isso durante um bom tempo. Devo pelo menos lembrar de dois padres desse período: Miguelito e Vitório, ambos com passagem marcante no tempo de minha juventudo, época de dois grandes Movimentos Jovens Católicos, O MOJUGUÁ (Movimento da Juventude Guamaense) e O MOJUPE'S (Movimento da Juventude do Bairro do Perpétuo Socorro), que passou a atuar exatamente em função da Nova Igreja que surgia no bairro, sobre o comando do atuante e alegre Irmão Vicente e da elegantíssima Irmã Lindalva. Dentro da Igreja, ou em função dela, reuniam-se semanalmente 93 jovens, que buscavam acima de tudo reconhecer-se como cristãos através da reflexão do Evangelho. Mas sobre isso devo-me calar pois, devo dedicar um comentário sobre esse tema em uma outra oportunidade, é só você me aguardar no próximo.
Como falava, com a morte de Padre Vitório já assumia a Paróquia, o Engenheiro Padre Alberto Maria Trombine. Porque engenheiro? Bom, o homem transformou a Paróquia num grande canteiro de obras, e o foco maior ficou por conta da construção da Escola de educação Infantil Nossa Senhra do Perpétuo Socorro, o que obrigou a mudar a frente da igreja para a rua Mário Brabo.
Uma nova organização. Uma nova estrutura se formou então dentro da Igreja. Aumenta-se sua área. Constrói-se o Salão Comunitário. Todos os eventos referentes a igreja passam então a ter mais sentido. têm-se portanto um local para grandes realizações religiosas e Eucarísticas. O povo católico lota, todos os domingo, as dependencias do templo.
Com o avanço da história e o crescimento da população é claro que qualquer estrutura, necessita de reforma ou ampliação. É assim que o Espaço Geográfico se modifica. Se transforma. Essa é a explicação para a tomada de atitude da Paróquia Guamaense. Uma grande novidade surge então. Como "uma coisa puxa outra", é o ditado popular, uniu-se o util ao agradável. Não só se amplia mais a estrutura, mas se dá um outro sentido para a Igreja que leva o nome da mãe dos católicos, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é construido um novo Santuário! É como fosse um presente. Na verdade é, um presente que primeiro, Pader Acir conceição trabalhou pra deixar e que agora fica por conta do novo administrador Pader Valdeci Maria. Dentro de poucos anos, estará prota e deverá confortar mais de duas mil pessoas num ambiente todo aclimatado e de bua visibilidade. É sem duvida, uma grande e boa novidade para os guamaense que veneram MARIA como mãe de JESUS FILHO DE DEUS pai da igrteja Católica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário