Postagens populares

quarta-feira, 9 de março de 2011

MAIS DE 2000 FIÉIS NO HOZANA 2011.




"Por causa da tua palavra lançaremos as redes". Este foi o tema do 17º Hozana realizado pelo RCC - Renovação Carismática Cristã - em parceria com a Paróquia de São Miguel Arcanjo. Iniciado em 1994 o movimento Carismático Cristão busca, em meio a grande euforia carnavalesca mundana, envolver a Comunidade e o povo em geral numa celebração onde o grande foco é a palavra de Deus. Deixando de lado o chamado "extravasar da carne" - o significado do Carnaval - para a preparação do espírito. Já que são três dias em que, foliões, carnavalescos e passistas se entregam em situações exagerada da carne, deixando de lado o sentimento à razão da alma purificada. Ressalta-se que depois desses três dias, virão 40 dias de jejum e abstinência de carne, e é nesse sentido que os organizadores procuraram promover tal movimento.
O Hozana é o encontro onde se pula Carnaval sim, mas de outra forma: se canta, se reza, se louva à Deus ouvindo sua palavra. Durante o encontro palestras são proferidas para o público presente que deixou o movimento nas ruas para prazer algo diferente durante o Carnaval.
Uma observação muito importante é feita, quando se nota um número muito grande de jovens e crianças participando do evento.

QUEM NÃO FOI, VIU!
Este ano, quem não foi para a quadra Padre Alberto Maria Trombine, pôde assistir em casa mesmo, através das imagens das câmaras da TV Nazaré Canal 18, que transmitiu, ao vivo momentos especiais do Hozana. Principalmente as palestras e grande parte do evento.

MAS QUAL O  SIGNIFICADO DA PALAVRA CARNAVAL?
Conceito e origem.  

O Carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Qüinquagésima à chamada terça-feira gorda. Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou.
O termo Carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.
A própria origem do Carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário