Postagens populares

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

OS ENCANTOS DE UMA TERRA DISTANTE

 CANTA GALO. Uma região guamense de muitas riquezas naturais, onde frutas se misturam com animais e pássaros numa sincronia em que, até seu povo, marca viva de um antigo Quilombo, procuram preservar. Dado que muitos têm como espaço de sacrifício, local desprezado pelo poder público,onde a energia chega através de um gerador próprio, com horas limites de funcionamento, e que, segundo moradores não tem sequer a presença de um agente de saúde. Onde, para sair do local é necessa´rio se deslocar por caminhos sinuosos ou pelo rio e igararés. Mas que tem uma gente guerreira, ordeira e corajosa, pronta para receber quem os visita.

 aproveitando a oportunidade oferecida por funcionários da EMATER-PA, mais uma vez a equipe de reportagem da TV Nazaré Canal 18, se fez presente naquela Região do Canta Galo, limite entre os municípios de São Miguel do Guamá, Inhangapi e Castanhal. Se utilizando dos trabalhos que deveria fazer este editor, aproveitei para documentar as belezas desse lugar. A região é muito distante da cidade de São Miguel. O acesso pra lá é muito difícil. se gasta mais de duas horas indo de carro por dentro do território do Município. O acesso mais rápido se faz por Castanhal, adentrando a Inhangapi até chegar ao Canta galo.
De uma forma ou de outra, ir até esse local, longicuo pra nós da cidade, é uma grande aventura. Poder desfrutar das belezas naturais. Conversar com gente humilde e alegre, que sabem o que quer da vida. Que tem tudo, o necessário para sua sobrevivencia. Que apesar da distância, sabem muito bem a importância que tem pertencer ao Município de São Miguel do Guamá. Assim fala dona Raimunda, professora do Local, que se vê na Imagem.
Recentemente foi criado uma Associação, onde Dona Raimunda é a presidenta. E foi nesse local, às margens do Igarapé Muraiteua, onde mora a professora, que aconteceu a festa pra garotada. Uma festa organizada pela EMATER em que papai noel faz a entrega de presentes para os filhos daquela associação do Canta Galo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário